Como o Stress pode afetar a Saúde Cardiovascular?

Você sabia que seu estilo de vida e a dinâmica do seu ambiente de trabalho podem determinar a saúde do seu coração? No dia a dia, é difícil encontrar alguém que não viva sob estresse, seja por conta da competitividade, concorrência, seja pela velocidade das informações e a necessidade de estarmos sempre acompanhando o ritmo frenético de realização e produtividade, ou seja ainda quando somos obrigados a nos adaptar a uma situação nova, que exige muito esforço físico ou emocional.

O estresse em si, nos move, nos impulsiona para ação e tem seu papel importante na sobrevivência e desenvolvimento da sociedade. Porém, viver sob estresse muito intenso, e de forma frequente, em situações em que as cobranças são bem mais marcantes que o apoio ou recursos para adaptação, pode trazer sérios danos emocionais e físicos e hoje.... vamos falar especificamente dos problemas cardiovasculares que podem surgir quando passamos por um estresse crônico.

Quando estamos em estado de estresse, nosso corpo produz determinados hormônios que nos prepararia para possível uma fuga ou defesa, por exemplo. Mas como o estresse contemporâneo não está ligado à situações que de fato exijam fuga, esse hormônio acaba por desequilibrar o organismo, podendo alterar a pressão arterial e até ser o provocador de um infarto fulminante.

Alguns hábitos podem prevenir esses danos: procure ter alimentação saudável, qualidade do sono, reservar um tempo para fazer coisas que te revigoram e dão prazer e principalmente, conhecer bem os sinais que seu corpo emite quando está em estado de estresse. Às vezes, algumas mudanças na relação e trato com determinadas pessoas e tarefas são fundamentais, pois é você e somente você que saberá entender quando algo ou alguém lhe é tóxico!

 

Simone Rezende Barbosa Pereira

Psicóloga – CRP 18 03334